Ferrovia Belgrano Cargas Fonte : Wikipédia
O Blog Ferrovia Intermodal propõe as Frentes Parlamentares de Ferrovia do Congresso Nacional e a Frente Parlamentar da Ferrovia da Integração do Sul e estudiosos no assunto ferroviário, que estude a situação ferroviária e a quebra de bitola entre Brasil e Argentina .
A Argentina possui a ferrovia Belgrano cargas com 10.840 km de malha ferroviária em bitola estreita de 1,00 metro que liga a Província de Buenos Aires ao noroeste da Argentina as províncias de Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, Mendonza, San Juan, La Rioja , Catamarca, Tucuman , Chaco, Formosa, Jujuy e Salta ligando ainda as ferrovia da Bolívia no Porto de Antofagasta e Arica no Chile a ferrovia da Bolívia a Ferrovia Oriental que liga a Santa Cruz de La Sierra e desta a Campo Grande no Mato Grosso todas em bitola estreita métrica.
Infelizmente devido a séculos de rivalidade dos colonizadores Espanhóis e Portugueses e depois Argentinos e Brasileiros a principal malha sul em bitola estreita brasileira esta separada da malha argentina da Belgrano cargas por dois grandes rios o Uruguai e o rio Paraná e por uma ferrovia a América Latina Logística ou ALL Mesopotamico em de bitola Standard ou internacional de 1.435 m .
Propomos que seja estudado as possibilidades de ligar as cidades de Uruguaiana no Rio Grande do Sul em bitola estreita a ferrovia Belgrano cargas na cidade de Zarate com a única ponte ferroviária em território argentino que cruza o grande rio Paraná na Província de Buenos Aires com a implantação de um terceiro trilho em bitola estreita de 1.00 m entre os dois de bitola Standard 1.435 m , a questão é que a distancia é de 754 km .
Outra possibilidade que exigiria a construção de uma nova ponte ferroviária para cruzar o Rio Paraná em território argentino é próximo a cidades de Vera e de Reconquista na Província de Santa Fé e a cidade de Goya na outra margem do Paraná na província de Corrientes onde seria instalado terceiro trilho de Pasos de Los libres, Curuzu Cuatia , Mantila e Goya o que atingiria mais de 300 km de terceiro trilhos até alcançar esta nova ponte que custaria uma grande fortuna para os Argentinos a menos que os brasileiros, chilenos e bolivianos participassem do consorcio.
Outra possibilidade seria que esta ponte ferroviária seja construída mais próxima de Buenos Aires próximo as cidades de Paraná e Santa Fé nas margens opostas do Grande Rio Paraná e o terceiro trilho em bitola métrica saísse da Ponte Internacional Uruguaiana - Pasos de Los Libres e alcance a ferrovia Belgrano Cargas e desta as varias província Argentina, bem como a Bolívia e o Chile em bitola Estreita permitindo que um trem em bitola métrica saia do Atlântico ao Pacifico e de Buenos Aires ao nordeste do Brasil.
Ferrocarriles Gal Urquiza atual ALL Mesopotâmico Fonte: Wikipédia
Fonte de pesquisa:
Ferrovia Sul Americana : A integração Possivel, Sander Magalhães Lacerda ,
revista BNDES, v.16, n.31, p.185-214 , jun 2009 .
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