Em sua primeira operação internacional, a Brado Logística
estabeleceu uma parceria com a argentina LTI. Desde maio, a operadora
logística virou representante da empresa brasileira no país vizinho, com
foco no corredor Mercosul.
A LTI será responsável pelos serviços de atendimento no transporte
intermodal, no terminal ferroviário de Zárate, em Buenos Aires, pela
gestão da carga e pela comercialização do frete, além de fazer a ponta
rodoviária no território argentino.
As companhias projetam um crescimento de 40% no volume de contêineres
transportados pelo corredor com a negociação. Segundo o superintendente
da Brado Mercosul, Ricardo Sottomayor, as operações com a Argentina
terão participação em torno de 25% na receita total do grupo.
Além de pretender ampliar as operações dentro da própria Argentina, a
empresa tem como plano de médio e longo prazo atuar no mercado chileno.
"Consideramos o Mercosul estratégico dentro do grupo. As exportações
para a Argentina tiveram uma recaída em função de restrições impostas,
mas esperamos certa flexibilização depois da última reunião (do bloco)",
comentou Sottomayor.
Já as importações estão aquecidas e, de acordo com o superintendente,
os segmentos de minério de ferro, bens de consumo e químico se destacam
nas compras brasileiras que integram as operações da Brado.
O interesse da empresa vai na direção oposta de sua controladora, a
América Latina Logística (ALL). Conforme mostrou o Valor em reportagem
publicada em maio, após suas ferrovias na Argentina terem sido as
principais responsáveis pelo prejuízo no primeiro trimestre, a ALL
classificou os ativos no país como não estratégicos e avalia "algumas"
propostas para vendê-los.
No período de janeiro a março, a ALL apresentou prejuízo de R$ 2,4
milhões, contra lucro de R$ 500 mil um ano antes, resultado influenciado
principalmente pelas operações ferroviárias na Argentina - que
registraram perda de R$ 9,8 milhões no período. Já a Brado fechou os
três meses com lucro de R$ 1,6 milhão, resultado estável na comparação
com 2011.
Criada em abril de 2011 pela ALL e pela Standard Logística, a Brado
atua no mercado de contêineres via 20 terminais intermodais
rodoferroviários, cinco armazéns frigorificados e quatro secos,
localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e
Mato Grosso.
Jornal Valor Econômico - 05/07/2012
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