quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Na Argentina, deputado Pedro Uczai defende corredor bioceânico


  Argentina


Na sexta-feira (28 outubro 2011), lideranças políticas e empresariais, se reuniram na cidade de Resistência, província de Chaco, na Argentina, onde participaram do encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul Americano (ZICOSUR). O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), presidente da Frente Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, relata que o grande foco do encontro foi às ferrovias e a ligação bioceânica no continente. Estiveram presentes, além do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia e Paraguai.    Foto - Divulgação  Flávia Werlang

Para o deputado, o corredor bioceânico ferroviário, ligando o Atlântico ao Pacifico, passando por Santa Catarina, é estratégico para o futuro do estado. Segundo ele, o Governo Federal já licitou o projeto da Ferrovia da Integração, no trecho Itajaí a Chapecó, e está incluído no PAC2 o trecho que segue até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina. “A participação do Brasil neste projeto, posso dizer que já está garantido. Agora precisamos avançar nas tratativas com os países visinho, principalmente a Argentina e o Chile”, ressalta Uczai.

Próximo encontro


No encontro ficou definido que o XIII Encontro da ZICOSUR, que acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2012, será em Santa Catarina. Para o deputado Pedro Uczai, a organização e mobilização das regiões será o grande diferencial para garantir que a Ferrovia da Integração faça a ligação bioceânica. “Saio muito feliz do encontro e animado com as perspectivas que vamos construir com os países. Defendemos a integração Latino Americana para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos povos”, afirma:
O deputado estadual, Dirceur Dresch (PT/SC), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, acredita que é preciso fortalecer a participação de Santa Catarina nos fóruns, e que a integração entre os países da America Latina é fundamental para o desenvolvimento sustentável dessa região. “Vamos trabalhar para garantir o uma maior participação das nossas lideranças catarinense no próximo encontro, só assim, vamos avançar neste projeto”, conclui.

Presenças
Estiveram no encontro os governadores, Ricardo Colombi, de Corrientes, Juan Manuel Urtubey, da Província de Salta, Gerardo Zamor, de Santiago del Estero e Jorge Capitanic, da Província de Chaco.  A delegação brasileira contou com a presença do diretor da Federação das Empresas de Transportes de Cargas de SC, Darci Zanotell, do deputado federal Pedro Uczi, do deputado estadual Dirceu Dresch, do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, que representou o governador, do prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, e de  empresários e representantes da FIESC. 

Jeferson Ávila



Nenhum comentário:

Postar um comentário