quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brado estreia no exterior com parceiro argentino






  









Em sua primeira operação internacional, a Brado Logística estabeleceu uma parceria com a argentina LTI. Desde maio, a operadora logística virou representante da empresa brasileira no país vizinho, com foco no corredor Mercosul.

A LTI será responsável pelos serviços de atendimento no transporte intermodal, no terminal ferroviário de Zárate, em Buenos Aires, pela gestão da carga e pela comercialização do frete, além de fazer a ponta rodoviária no território argentino.

As companhias projetam um crescimento de 40% no volume de contêineres transportados pelo corredor com a negociação. Segundo o superintendente da Brado Mercosul, Ricardo Sottomayor, as operações com a Argentina terão participação em torno de 25% na receita total do grupo.

Além de pretender ampliar as operações dentro da própria Argentina, a empresa tem como plano de médio e longo prazo atuar no mercado chileno.
"Consideramos o Mercosul estratégico dentro do grupo. As exportações para a Argentina tiveram uma recaída em função de restrições impostas, mas esperamos certa flexibilização depois da última reunião (do bloco)", comentou Sottomayor.

Já as importações estão aquecidas e, de acordo com o superintendente, os segmentos de minério de ferro, bens de consumo e químico se destacam nas compras brasileiras que integram as operações da Brado.

O interesse da empresa vai na direção oposta de sua controladora, a América Latina Logística (ALL). Conforme mostrou o Valor em reportagem publicada em maio, após suas ferrovias na Argentina terem sido as principais responsáveis pelo prejuízo no primeiro trimestre, a ALL classificou os ativos no país como não estratégicos e avalia "algumas" propostas para vendê-los.

No período de janeiro a março, a ALL apresentou prejuízo de R$ 2,4 milhões, contra lucro de R$ 500 mil um ano antes, resultado influenciado principalmente pelas operações ferroviárias na Argentina - que registraram perda de R$ 9,8 milhões no período. Já a Brado fechou os três meses com lucro de R$ 1,6 milhão, resultado estável na comparação com 2011.

Criada em abril de 2011 pela ALL e pela Standard Logística, a Brado atua no mercado de contêineres via 20 terminais intermodais rodoferroviários, cinco armazéns frigorificados e quatro secos, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.


Jornal Valor Econômico - 05/07/2012

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