segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil e Argentina integrados com ferrovias em bitola métrica

Ferrovia Belgrano Cargas    Fonte : Wikipédia

O Blog Ferrovia Intermodal propõe as Frentes Parlamentares de Ferrovia do Congresso Nacional e a Frente Parlamentar da Ferrovia da Integração do Sul e  estudiosos no assunto ferroviário, que estude a situação ferroviária e a quebra de bitola entre Brasil e Argentina .

A Argentina possui a ferrovia Belgrano cargas com 10.840 km de malha ferroviária em bitola estreita de 1,00 metro  que liga a Província de Buenos Aires ao noroeste da Argentina as províncias de Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, Mendonza, San Juan, La Rioja, Catamarca, Tucuman , Chaco, Formosa, Jujuy e Salta ligando ainda as ferrovia da Bolívia   no Porto de Antofagasta e Arica no Chile a ferrovia da  Bolívia a Ferrovia Oriental   que liga a Santa Cruz de La Sierra e desta a Campo Grande no Mato Grosso todas em bitola estreita métrica.

Infelizmente devido a séculos de rivalidade dos colonizadores Espanhóis e Portugueses e depois Argentinos e Brasileiros a principal malha sul em bitola estreita brasileira esta separada da malha  argentina da  Belgrano cargas por dois grandes rios o Uruguai e o rio Paraná e por uma ferrovia a  América Latina Logística ou ALL Mesopotamico em de bitola Standard ou internacional  de 1.435 m.

Propomos que seja estudado as possibilidades de ligar as cidades de Uruguaiana no Rio Grande do Sul em bitola estreita a ferrovia Belgrano cargas na  cidade de Zarate com a única ponte ferroviária em território argentino que cruza o grande rio Paraná na Província de Buenos Aires  com a implantação de um terceiro trilho em bitola estreita de 1.00 m  entre os dois de bitola Standard 1.435 m, a questão é que a distancia é de 754 km.

Outra possibilidade que exigiria a construção de uma nova ponte ferroviária para cruzar o Rio Paraná em território argentino é próximo a  cidades de Vera e de Reconquista na Província de Santa Fé  e a cidade de Goya na outra margem do Paraná na província de Corrientes onde seria instalado terceiro trilho de Pasos de Los libres, Curuzu Cuatia , Mantila e Goya o que atingiria mais de 300 km de terceiro trilhos até alcançar esta nova ponte que custaria uma grande fortuna para os Argentinos a menos que os brasileiros, chilenos e bolivianos participassem do consorcio.

Outra possibilidade seria que esta ponte ferroviária seja construída mais próxima de Buenos Aires próximo as cidades de Paraná e Santa Fé nas margens opostas do Grande Rio Paraná e o terceiro trilho em bitola métrica saísse da Ponte Internacional Uruguaiana - Pasos de Los Libres e alcance a ferrovia Belgrano Cargas e desta as varias província Argentina, bem como a Bolívia e o Chile em bitola Estreita permitindo que um  trem em bitola  métrica saia do Atlântico ao Pacifico e de Buenos Aires ao nordeste do Brasil.

Ferrocarriles Gal Urquiza atual ALL Mesopotâmico  Fonte: Wikipédia

Fonte de pesquisa: 
Ferrovia  Sul Americana : A integração Possivel,   Sander Magalhães Lacerda ,
revista BNDES, v.16, n.31, p.185-214 , jun 2009 .

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