Banco de Investimento - BTG Pactual entra na Contrail
O BTG Pactual, do banqueiro Andre Esteves, concluiu com a EDLP,
do empresário Guilherme Quintella, a aquisição de 35 % do capital da
Contrail, projeto destinado ao transporte de contêineres entre o Porto
de Santos e o interior de São Paulo. O valor da operação não foi
divulgado, mas está próximo dos nove dígitos (R$ 100 milhões), quantia
suficiente para dar início à construção do primeiro hub intermodal do
país, o TIPS (Terminal Intermodal do Porto de Santos), em Cubatão. Este
deverá ficar pronto em dezembro, quando terá início a primeira fase do
projeto, visando transportar, por ferrovia, de 300 mil TEUs/ano (Twenty
Equivalent Units, ou contêineres de 20 pés) entre o planalto paulista e
a baixada santista, pela linha de cremalheira da MRS. Em paralelo, o
projeto prevê a construção de mais sete terminais intermodais –
Campinas, Jundiaí, Lapa, Mooca, ABC, Suzano e São José dos Campos – que,
quando concluídos, deverão elevar o transporte a 1,2 milhões de
teus/ano. A previsão é que os pátios do Planalto estejam prontos em
meados de 2013.
O transporte de contêineres – ou seja, de carga geral -- é incipiente
no Brasil, ficando em torno de 300 mil TEUs em 2011. Nos Estados
Unidos, onde existem ferrovias parecidas com as nossas, é a fatia mais
interessante do mercado de carga ferroviária. Entre contêineres e
carretas em piggy-back (sobre vagões) as ferrovias americanas
transportam mais de 11 milhões de unidades por ano.
O projeto da Contrail prevê a aquisição, este ano, de 100 vagões
penta-articulados, de piso baixo, para o transporte de contêineres
empilhados. É a forma mais barata de transportar contêineres. Os
penta-articulados têm truques articulados entre os vagões (seis truques
para cinco vagões), carregam menos válvulas e timonerias de freio e
pesam menos do que as plataformas atualmente utilizadas. Amsted-Maxion e
Randon estão fabricando os protótipos. Os trens circularão pela
cremalheira da MRS, que terá a catenária elevada para permitir a
passagem dos contêineres empilhados. As locomotivas também serão da MRS.
A Contrail será dirigido na parte de produção por Rodrigo Paixão,
originário da Libra; na parte comercial por Mauricio Quintella,
originário da Dreyfus. O CEO, interinamente, será Guilherme Quintella.
No conselho de administração haverá dois representantes do Pactual, além
de Sergio Avelleda, ex-Metrô de SP, Andre Perosa, ex Patria
Investimentos e Guilherme Quintella, que preside o conselho).
Revista Ferroviaria - 06 junho 2012
Assista os video Banqueiro André Esteves
Lição de Vida - videos 1, 2 e 3
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