O governo prepara uma grande ofensiva para expandir a malha
ferroviária no Sul do país. Até o fim da semana, a estatal Valec
anunciará a contratação de uma série de estudos de viabilidade e a
realização de acordos técnicos para encampar a construção de 2,7 mil
quilômetros de trilhos.
Esses estudos, que custarão R$ 30 milhões e deverão ser concluídos em
até um ano, vão balizar a construção de quatro grandes trechos
planejados pelo Ministério dos Transportes. O maior deles, entre as cidades de Panorama (SP) e Rio Grande (RS), prevê um investimento total
de R$ 6 bilhões. Trata-se do último bloco que complementa o projeto da
Ferrovia Norte-Sul. O edital para contratação dos estudos e projeto
dessa malha foi publicado ontem.
Outros três traçados são prioritários para a ampliação da
infraestrutura da região. O governo quer ligar por trilhos os 500 km que
separam as cidades gaúchas de Carazinho e Uruguaiana, projeto que tem
custo estimado em R$ 2,5 bilhões. No trecho entre Toledo (PR) e Maracaju
(MS), a estimativa é de injetar mais R$ 2,1 bilhões em 420 km de linha.
O edital desse traçado também foi publicado ontem.
O governo também quer viabilizar a construção da "Ferrovia do Frango". O projeto, que liga as cidades catarinenses de Chapecó e Itajaí, com aproximadamente 600 km de distância, está avaliado em R$ 3,1
bilhões. Somados todos os empreendimentos, o desembolso chegaria a R$
13,7 bilhões.
A ideia é que 100% dos recursos saiam dos cofres públicos. Por trás
da aplicação desse dinheiro está o fortalecimento da estatal Valec, que
administra os empreendimentos da União. As novas ferrovias vão
complementar a capacidade da malha que já existe na região e que hoje é
operada pela América Latina Logística (ALL). Serão diretamente
beneficiados os portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC),
Itajaí (SC) e Rio Grande (RS).
Ontem, em visita a Chapecó, o ministro dos Transportes, Paulo Passos,
disse que a meta do governo é expandir os atuais 29 mil quilômetros da
malha nacional para 40 mil km até 2020. Segundo ele, estão previstos
investimentos de R$ 200 bilhões em ferrovias até 2025, sendo R$ 33
bilhões na Região Sul.
Jornal Valor Econômico
terça 19/06/2012
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