Edital para nova linha férrea deve abrir em
60 dias em Itapetininga, SP
Processo de licitação será realizado pelo Dnit, e não mais pela Prefeitura.
Com novo trajeto, Centro ficará livre do tráfego pesado de trens.
O edital para licitação do novo trajeto da linha férrea de Itapetininga
(SP) deve ser aberto em até 60 dias. O novo processo vai definir qual
será a empresa responsável pelas mudanças na cidade. A empresa escolhida
terá um ano para entregar o projeto.
E a novidade é que quem será o responsável por realizar o processo de
licitação será o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes
(DNIT) e não mais a Prefeitura.
O Secretário de Planejamento de Itapetininga, Messias Ferreira Lúcio,
explica que o projeto será detalhado. "Vai dar para saber o valor exato
da obra a ser construída. E com base no projeto, se fará uma nova
licitação para a construção da transposição, da nova linha férrea da
cidade".
A ideia do projeto que vem sendo estudado é retirar esses trens que
ainda circulam, por várias vezes ao dia, pelo Centro. O novo traçado
terá cerca de 18 km, será mais reto e passará pela região periférica da
cidade, entre os bairros Mato Seco e Curuça.
O novo traçado também deverá integrar o projeto de cerca de mil
quilômetros que ligará Belo Horizonte (MG) até Curitiba (PR) e será
usado para transportes de cargas e passageiros.
A linha férrea atual passa pelo Centro de
Itapetininga. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Itapetininga. (Foto: Reprodução/TV Tem)
O Secretário de Planejamento informa que os trilhos atuais não
comportariam um trem de alta velocidade. "A estação antiga foi inagurada
em 1895, mais de 100 anos. Na época não tinham os recursos que temos
hoje, como de terraplanagem, de máquinas. Era tudo feito com base na
força animal e no braço do homem. E para que não houvesse muita
movimentação de terra, o traçado acompanhava a topografia do terreno",
justifica.
Com o novo traçado, todos estão de acordo. A dúvida agora é com o que
será feito com o atual trajeto, que será desativado. Existem três
possibilidades em estudo: tansformar o espaço em uma avenida, em uma
ciclovia, ou aproveitar para instalar um Veículo Leve sobre Trilhos
(VLT), parecido com um metrô, porém, com poucos vagões, reduzindo
bastante a composição, em relação aos trens.
Novo trajeto da ferrovia será menos sinuoso, com 18 km, e passará pela região periférica da cidade. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Muitos acidentes graves já foram registrados ao longo da ferrovia
envolvendo pedestres e motoristas. Outro problema muito comum é quando o
trem precisa para e, como a composição é muito grande, acabam fechando
vários cruzamentos ao mesmo tempo, prejudicando o trânsito de veículos.
Messias esclarece que se instalarem um VLT, a situação será outra.
"Caso seja aproveitado para um trem de passageiros, será uma composição
curta, com dois ou três vagões, e as cancelas seriam automáticas, sem
nenhuma interferência, como se fosse um cruzamento de carros", finaliza o
secretário.
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