As principais companhias de operação de contêineres no porto de
Santos começam nos próximos dias a implementar acordos para aumentar o
transporte de cargas por via ferroviária. Além de tentar driblar o trânsito de caminhões no acesso aos terminais, as medidas visam garantir maior segurança e velocidade na movimentação dos contêineres. "Com novos terminais e a modernização de navios e equipamentos, os contêineres vão do mar para a terra rapidamente, mas as vias de acesso congestionaram de vez", diz José Luis Demeterco, presidente da Brado Logística, braço da ALL no setor. Nos próximos cinco anos, a Brado, que mantém parcerias com a Libra e a Santos Brasil, investirá R$ 1 bilhão em infraestrutura e equipamentos ferroviários, sendo cerca de 50% nas rotas que passam por Santos. "Teremos uma nova linha em janeiro, com a inauguração do terminal em Rondonópolis (MT)", diz Demeterco. Para a Santos Brasil, a linha até Rondonópolis permitirá o transporte de mais cargas. "Além do investimento de R$ 6 milhões neste ano, pretendemos redesenhar nosso pátio ferroviário em 2013", diz Mauro Salgada, diretor da companhia. A Libra, por sua vez, começa amanhã a realizar o transporte ferroviário de contêineres entre Santos e Campinas. A companhia prevê a movimentação de 24 mil contêineres até o final do ano. Fonte: A Folha
Noticiário cotidiano - Portos e Logística |
A modernização e integração da ferrovia com outros sistemas modais de transporte e o desenvolvimento da conteinerização com a implantação de terminais intermodais de conteiner conectado ao sistema rodoviario de carga
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Operadoras de contêineres aumentam uso de ferrovia
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